Muitas valênciasNo
piso 0 encontra-se a área de atendimento ao público, uma sala polivalente, uma loja, uma zona para o empréstimo domiciliário e ainda uma área para consulta de periódicos (jornais e revistas). Neste piso, tirando partido da proximidade um plano de água, existe também uma cafetaria/bar.
Subindo ao
Piso 1, encontram-se as áreas destinadas aos mais novos, repartidas pelo sector infantil e sector juvenil, além de salas para ateliers e para a “hora do conto”. Uma zona privilegiada da biblioteca, tendo em conta a existência de várias escolas num raio de 1 km, com cerca de 10 mil alunos.
O
Piso 2 é constituído pela sala de leitura geral, áreas de consulta local e ainda por uma área de consulta multimédia.
Um marco na arquitectura do concelho. O edifício da nova biblioteca, no Centro Cívico do Feijó - Rua da Alembrança, representa um marco na arquitectura do concelho, estando integrado no conjunto mais vasto que compõe o Centro Cívico do Feijó. A autoria é do arquitecto João Lucas, técnico da Câmara Municipal de Almada.
Junto à biblioteca foi construída uma Casa de Chá, as novas instalações da Junta de Freguesia do Feijó, já em funcionamento, e uma ampla praça pedonal.
Ainda nesta área a Câmara Municipal de Almada disponibilizou um terreno para a construção do centro de saúde do Feijó.
Arte em 14 mil azulejosA autarquia encomendou a Querubim Lapa um painel de azulejos que reveste toda a base deste equipamento.
Um desafio que este mestre da pintura aceitou ao produzir, à mão, 14 mil azulejos, ocupando uma superfície de quase 600 m2.
Para Querubim Lapa, a sua obra pretende transmitir a ideia da Casa do Livro, páginas abertas à espera de serem lidas, que nos guiam até ao interior da Biblioteca.
A razão do nomeCom a atribuição do nome do Prémio Nobel da Literatura a esta Biblioteca, a Câmara Municipal de Almada pretende, desta forma, homenagear o papel que José Saramago tem desempenhado na promoção da literatura portuguesa.
O anúncio do nome foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Almada, a 2 de Junho de 2008, aquando da visita ao concelho de José Saramago em que assistiu à representação da peça “Que farei com este livro”, escrita expressamente por Saramago para a Companhia de Teatro de Almada, e que estreou em 1980.
Investimento municipalA construção desta biblioteca insere-se na estratégia da Câmara Municipal em dotar o concelho de várias centralidades, estabelecendo novos pontos de encontro e de reunião dos cidadãos. É o que se pretende com o Centro Cívico do Feijó. O investimento da autarquia na Biblioteca ascende aos 2,1 milhões de euros.
Mais uma boa Obra da CDU! Em Almada é CDU que se vota!